A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar de Coronel Fabriciano, lançou na manhã desta quarta-feira (26/09) a Operação “Falcões de Aço”, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável pelo desvio de produtos químicos destinados ao tráfico de drogas. Segundo as investigações, o esquema resultou na adulteração de cerca de seis toneladas de cocaína.
Ao longo da operação, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Horizonte, Patos de Minas, Ponte Nova, Ipaba, além de Bragança Paulista, em São Paulo. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal e da Infância e Juventude de Coronel Fabriciano.
As investigações apontam que, nos últimos anos, a organização desviou aproximadamente 1.200 quilos de produtos químicos, gerando um montante financeiro estimado em R$ 35 milhões. Desse total, R$ 25 milhões foram destinados diretamente ao tráfico de drogas. O esquema contava com a participação das esposas de líderes criminosos, além de laranjas usados para a lavagem de dinheiro. Entre os envolvidos, há presos e foragidos da Justiça.
A Polícia Federal segue com as apurações para desarticular completamente a rede criminosa.